Sobre

A Somaestética de Richard Shusterman pretende-se tanto uma filosofia quanto uma terapia, de viés pragmatista, que tomam a consciência corporal como elemento fundamental da constituição da subjetividade humana. Para além do corpo entendido como o elemento hierarquicamente inferior na dicotomia metafísica corpo-mente, a Somaestética elege o soma como vetor fundamental a imprimir inteligibilidade à existência humana.

A vinda de Shusterman ao Brasil mostra-se uma oportunidade para o público acadêmico brasileiro travar contato com a vertente da filosofia pragmatista que, além de inaugurar uma corrente teórica no interior da estética contemporânea, revela-se capaz como nenhuma outra de assimilar o conteúdo estético produzido pela cultura popular, apresentando uma abordagem política e ideologicamente progressista. Por sua ambição de fazer dialogar estética e política, a filosofia de Shusterman mostra-se também herdeira de toda uma tradição filosófica cuja pretensão é a de abordar o homem como um ser total.

~

Richard Shusterman

Richard Shusterman, D.Phil. (Oxford)
Dorothy F. Schmidt Eminent Scholar Chair in the Humanities,
Director of the Center for Body, Mind, and Culture,
Dorothy F. Schmidt College of Arts and Letters,
Florida Atlantic University, 777 Glades Road
Boca Raton, Florida 33431-0991 USA, Tel. 561-297-0851; Fax. 561-297-2095
shuster1@fau.edu; richard.shusterman@gmail.com
www.artsandletters.fau.edu/humanitieschair
www.fau.edu/bodymindculture
Richard Shusterman’s Body Consciousness
Richard Shusterman’s Thinking through the Body: Essays in Somaesthetics

~

Consciência Corporal

Autor: Richard Shusterman
Título: Consciência Corporal
Editora: É Revelações
Tradução: Pedro Sette-Câmara
Resenha: Diana Pichinine

~

Entrevista em que Richard Shusterman discute a respeito do que o levou a começar a escrever sobre Consciência Corporal e Somaestética, disponível no canal American Philosopher de Philip McReynolds.

Anúncios